O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Barbudo-rajado (Malacoptila striata)

Gabriel Monnerat: Barbudo-rajado  (Malacoptila striata)

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galbuliformes
Família: Bucconidae, ( Horsfield, 1821)
Espécie: M. striata
Nome Científico: Malacoptila striata¸(Spix, 1824)
Nome em Inglês: Crescent-chested Puffbird
Estado de Conservação: Quase Ameaçada

Hoje temos uma espécie exclusiva do Brasil, não tão conhecida como outras, mas que destaca-se por sua beleza em tons amarronzados. Este é o barbudo-rajado (Malacoptila striata).

Possui coloração predominantemente castanha no dorso, com “linhas” de tons mais claros formando um estriado até a cabeça. Sua característica marcante é uma “coleira” de linha branca e preta na garganta, bastante visível quando movimenta a cabeça para cima e uma mancha assemelhando-se a uma vírgula, na base do bico. A garganta tem a aparência gordinha e bico é grosso. Essa espécie não possui diferença entre macho e fêmea, sendo o individuo jovem de coloração mais clara e pálida. O adulto mede cerca de 20 cm.

Uma de suas características é ser visto em pares da mesma espécie ou mesmo solitários, quando observados. Além disso, podem acompanhar grupos mistos de aves Passa a maior parte do tempo quieto pousado em um galho, mas quando agitado, costuma balançar o rabo como um pendulo. Dado seu comportamento, é fácil, passar sem percebê-lo, já que também é bastante silencioso. Sua vocalização assemelhasse a “bia bía bía bía” mas permanece a maior parte do ano silencioso.

Seu cardápio é composto de insetos, e pequenos artrópodes e costuma vir ao chão para caçar, e seguir formigas de correção.

o barbudo-rajado (Malacoptila striata) habita interior de matas escuras, onde possui abundância de folhas caídas, bordas de matas primárias, bambuzais e capinzais altos e clareiras na Mata Atlântica e matas residuais mesófilas do Sudeste, mesmo as pequenas, no Maranhão habita florestas de terra firme

Endêmico do Brasil, sendo as subespécies: Malacoptila striata striata com ocorrência do sul da Bahia a Minas gerias, e Santa Catarina, e Malacoptila striata minor, como ocorrência no Maranhão e Piauí. Para sua sobrevivência, é importante a preservação das matas.

A foto de capa foi feita na região da Mata do Posto, em Cordeiro-RJ, local onde ocorre a espécie, e que se prestar bastante atenção, é possível vê-la, precisando ser silencioso e ter o olhar atento, já que não aparece facilmente, como canários, sábias e sanhaços e não emite som constante, por isso é difícil percebê-la.

Confira outras colunas!

Referência: WikiAves

Veja também
error: Content is protected !!