O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Carreta Roda Hans estará em Cordeiro nos dias 12 e 13 de setembro

Carreta Roda Hans estará em Cordeiro nos dias 12 e 13 de setembro

Pesquisas apontam altos índices de incidência de hanseníase quanto ao total de casos no Brasil, que é superado somente pela Índia. Os trabalhos de detecção precoce tornam-se fundamentais porque a hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta os nervos periféricos, causando perda ou alteração de sensibilidade cutânea térmica, dolorosa e tátil e de força muscular, redundando em incapacidade física.

Visando os diagnósticos precoces e a cura de possíveis casos da doença, o Projeto ‘Roda-Hans – Carreta da Saúde’ irá visitar o município de Cordeiro nos dias 12 e 13 de setembro, atendendo no Parque de Exposições Raul Veiga, das 8h às 17h. A ação tem como intuito conscientizar a população sobre a hanseníase, seus sinais e sintomas e oferecer atendimento qualificado, favorecendo a detecção precoce e iniciando o tratamento para prevenir as incapacidades.

O projeto carreta Roda Hans é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a DAHW Brasil e Novartis Brasil. Vale informar que a hanseníase tem cura, o tratamento é totalmente gratuito e realizado pelo SUS. Como o Brasil continua sendo o segundo país a diagnosticar muitos casos da doença, é preciso atuar firme para mudar esse cenário.

A carreta trazendo o projeto atenderá moradores de Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Trajano, Madalena, Duas Barras e São Sebastião do Alto. A iniciativa inovadora nesse processo também busca, além do diagnóstico precoce e da conscientização, aumentar a capacidade técnica dos profissionais de saúde, levando em conta que a hanseníase é multidisciplinar e deve ser combatida com a participação de todos, incluindo poder público, ONGs, indústrias e empresas e a sociedade.

Participe e ajude na divulgação da presença da carreta na sua cidade. Afinal, saúde é um compromisso de todos!

Veja também
error: Content is protected !!