O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Arroz Anã de Porto Marinho recebe elogios de chefe de cozinha Francês

Arroz anã de Porto Marinho recebe elogios de chefe de cozinha Francês

Na sexta-feira, dia 23 de agosto, o vereador Prof. João Bôsco compareceu a uma reunião no Rio de Janeiro, na companhia de membros do SEBRAE e representantes da comunidade de Porto Marinho, objetivando apresentar o “Arroz Anã” para o renomado chefe de cozinha francês Frédéric Monnier.

O vereador e os membros da comunidade falaram ao chef Francês sobre todo o processo de cultivo e armazenamento do “Arroz Anã de Porto Marinho”, bem como sobre suas características nutricionais e culinárias. Testado posteriormente por Frédéric Monnier na preparação de um risoto, este profissional da culinária não poupou elogios às características do arroz.

O contato com um profissional da alta gastronomia e da importância do Chef Frédéric Monnier poderá, futuramente, fazer com que o “Arroz Anã de Porto Marinho” seja servido na composição de pratos sofisticados dos restaurantes da cidade do Rio de Janeiro, abrindo mais uma importante porta de comercialização para este produto.

Risoto de Arroz Anã de Porto Marinho, Cantagalo RJ

Segundo João Bôsco, o Arroz Anã de Porto Marinho é um produto de cultura tradicional e familiar de uma importante região agrícola de Cantagalo, na Região Serrana, que agora ganha aprovação de um dos mais renomados chefs que atuam no Rio de Janeiro. “A comunidade de Porto Marinho tem uma preciosidade culinária em suas mãos. Os agricultores e moradores de lá cuidaram dessa planta por décadas, a conservaram, tornaram o Arroz Anã a base da alimentação deles, e agora vão colher os frutos de toda essa dedicação”, contou o prof/vereador.

O Chef Frédéric Monnier participa do Rio Gastronomia, maior evento de culinária do Brasil; é Chef embaixador do Senac desde 2011; possui um espaço ‘bistrot’ em parceria com a Aliança Francesa dentro da instituição de Botafogo; e foi o idealizador do projeto “Alimentando Cidadãos do Futuro” dentro do Lycée francês Molière, conduzido pelo SEBRAE, que entrou como parceiro da agricultura orgânica familiar de produtores do Estado do Rio.

Participaram do encontro: Fernanda Gripp, Gerente Regional Sebrae-Serrana I; Raquel, Analista do Sebrae-Nova Friburgo; Marcos, Coordenação de Alimentos e Bebidas-Sebrae/Rio; e, como representantes da comunidade de Porto Marinho, estavam presentes: Graziela Passarelli e Fabianna Molin. A visita só foi possível através da parceria que a Prefeitura Municipal de Cantagalo(Secretaria de Fazenda) mantém com o SEBRAE-Nova Friburgo.

Leia também: Vereador distribui arroz anã de Porto Marinho buscando sua valorização

Veja também
error: Content is protected !!