O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Trajano de Moraes está incluído no trajeto do caminho da Mata Atlântica

trajano

 

Trajano de Moraes está incluído no trajeto do “Caminho da Mata Atlântica”. A trilha de 4 mil quilômetros que tem seu limite norte do Parque Estadual do Desengano, e se estende até os cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. Essa ação visa desde sua existência incentivar o contato das pessoas com ambientes naturais, promovendo desta forma mais saúde e incentivando conseqüentemente as atividades econômicas sustentáveis e ações para conservação e recuperação da Mata Atlântica.
 
O trajeto completo passa por cerca de 70 áreas protegidas, incluindo 10 parques nacionais e 32 estaduais, e une trilhas tradicionais como o Caminho do Itupava (PR), os Caminhos do Mar (SP), o Caminho de Mabucaba (SP/RJ) e as travessia Petrópolis-Teresópolis e Lumiar-Sana (RJ). Totalmente serpenteado por montanhas e praias, a trilha passa também pelas paisagens da Ilha de Santa Catarina (SC), Ilha do Mel (PR), Ilhabela (SP) e Ilha Grade (RJ).
 
O projeto, que tem como lema “as pessoas no coração da mata e a mata no coração das pessoas”, é uma iniciativa do Borandá, um movimento social fomentado pelo WWF-Brasil que reúne outros órgãos públicos, como ICMBio e INEA, federações de montanhismo e outras organizações da sociedade civil.
 
Em Trajano, o Caminho passará pela travessia da Boa Vista, na Serra das Almas, pela região do Alto Macabu e fará a trilha Sodrelândia – Trajano, que passa por uma das cachoeiras mais bonitas do município terminando na Floresta Estadual José Zago (antigo Horto Florestal), deste ponto a trilha cruza a área central da cidade antes de seguir em direção à Pedra do Bufão, já no município de Santa Maria Madalena.
 
No Feriado de Corphus Cristi foram sinalizados mais de 22 quilômetros no município e conversado com diversos potenciais parceiros sobre os benefícios de fazer parte da cadeia produtiva do projeto. Na primeira semana de julho o projeto será apresentado para a sociedade e empresários de Trajano. Empresas e pessoas que trabalhem com turismo e produtores rurais podem se tornar parceiros do projeto, apoiando a implantação e manutenção da trilha e recebendo divulgação junto aos caminhantes e outros interessados.
 
No meio de julho, doa dia 12 ao dia 15, reforçando a presença do Caminho da Mata Atlântica na região e conectando Trajano de Moraes a dois destinos turísticos já consolidados será realizada a travessia Lumiar – Maria Mendonça, envolvendo parceiros dos três municípios envolvidos (Friburgo, Macaé e Trajano de Moraes) e divulgando ainda mais a cidade como um pólo turístico para os praticantes do montanhismo. Saiba mais em www.caminhodamataatlantica.org.br.
Veja também
error: Content is protected !!