Fim das sacolas plásticas: lei estadual entra em vigor no dia 26 de junho - Serra News | RJ

Notícias

13 de jun de 2019

Fim das sacolas plásticas: lei estadual entra em vigor no dia 26 de junho


Depois de um ano se adaptando, agora é lei. As empresas estão proibidas de distribuir saquinhos plásticos para os consumidores. De autoria do deputado Carlos Minc (PSB), a lei estadual 8.006/18 proíbe os estabelecimentos de fornecerem as sacolas plásticas que ajudam no transporte de produtos.

“Vai ser bom. Vai ajudar bastante o meio ambiente”, disse uma compradora. “Eu estou de pleno acordo. A gente tem que se adaptar às melhorias. É necessário”, comentou o aposentado Orlando Barbosa Gama.

A alternativa para o consumidor será trazer caixas de papelão, bolsas de casa ou sacolas biodegradáveis. "As sacolas que não são biodegradáveis são prejudiciais ao meio ambiente. A gente vai se adaptar, o brasileiro se adapta facilmente", destacou um comprador.

Para micro e pequenas empresas, o prazo é de 18 meses. "É muito importante a gente conscientizar nosso cliente dessa mudança", disse a microempreendedora Silvia Mariana.

Impacto no meio ambiente

É consumido no mundo inteiro, aproximadamente, um milhão de sacos plásticos por minuto. Como a maioria das invenções do mundo moderno, os sacos plásticos estão relacionados à praticidade e ao conforto, porém, este é o resíduo que mais causa impacto e degradação ao meio ambiente. E na sua maioria, eles são usados apenas uma vez e depois descartados. Essa é a mecânica que estamos acostumados diariamente.

Eles são os principais causadores de entupimentos nas passagens de água nos bueiros e córregos, contribuindo muito para a retenção de lixo e para as inundações em períodos chuvosos. As sacolas plásticas também são responsáveis pela poluição dos mares e rios, se tornando altamente prejudicial à vida dos animais. Estima-se que cerca de 100 mil pássaros e mamíferos morram, por ano, devido à ingestão de sacolas plásticas.

Com a conscientização de quanto o uso das sacolas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente, algumas alternativas estão surgindo para tentar reduzir seu uso. 

Como substituir a sacola plástica?

Levar sua sacola na hora das compras. Não importa se a quantidade não é suficiente, pelo menos, boa parte das sacolas destinadas a isso não serão utilizadas;

Ecobag’s ou sacolas de feira. Elas são feitas de matérias resistentes e podem ser utilizadas por muito tempo;

Se precisar transportar um grande número de compras, opte pelo uso das caixas de papelão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário