Centro-Norte Fluminense é a região que mais gerou vagas na indústria - Serra News | RJ

Notícias

8 de jun de 2019

Centro-Norte Fluminense é a região que mais gerou vagas na indústria


De acordo com a Sondagem Industrial Regional, levantamento elaborado pela Firjan, o Centro-Norte Fluminense é a região que mais gerou vagas na indústria de Transformação (+314 vagas, de janeiro a abril de 2019) em todo o estado. Na indústria de Transformação, apenas 4 das 10 regiões Firjan registraram saldo positivo (Centro-Norte, Sul, Centro-Sul e Serrana).  Entre os setores, destaque para confecção de artigos do Vestuário e Acessórios (+114 vagas) e fabricação de produtos de Metal (+109 vagas). Entre as 12 cidades, 9 abriram vagas na indústria de Transformação, com destaque para Nova Friburgo (277 vagas).

“Nossa região tradicionalmente demanda muita mão de obra por conta dos setores do vestuário e metalomecânico”, analisa Carlos Eduardo Lima, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense. De acordo com o empresário, com a reforma previdenciária, a economia será ainda mais destravada, aumentando os postos de trabalho.

A empresária do ramo do vestuário, Ana Amélia Rabello, conta que para driblar as variações econômicas investe em novas coleções e novos produtos. Ela diz que no ano passado entrou no mercado da moda praia e este ano o projeto é atuar também no fitness. Além disso, outra aposta é nas exportações. “Já estamos produzindo uma coleção personalizada para um cliente em Marrakech, no Marrocos, e negociando com clientes na Bélgica e na Argentina”, revela. 

A indústria fluminense, no geral, apresentou resultados aquém do esperado no primeiro trimestre de 2019. Conforme o levantamento da Firjan, todas as regiões apontaram recuo no volume de produção em março e seguiram com o indicador de Utilização da Capacidade Instalada abaixo da média histórica. Além disso, a maioria das indústrias do estado aumentou o nível de estoques. Ainda assim, a maioria dos empresários seguiu confiante e otimista em relação aos próximos seis meses e um dos destaques desse otimismo é o Centro-Norte Fluminense, onde os empresários esperam aumento da demanda por produtos industriais (60,3 pontos) e de compra de matérias-primas (61,2 pontos).

A região Centro-Norte, segundo recorte da Firjan, é composta pelos municípios: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário