O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Soltura de peixes, palestra e plantio de árvores em São Sebastião do Paraíba

paraibaambiente

O dia 08 de maio foi dedicado à práticas ambientais na Escola Coronel Manoel Marcelino de Paula, no distrito de São Sebastião do Paraíba, em Cantagalo. Através da Colônia de Pescadores Z-21 de São Fidélis, alunos receberam uma palestra sobre educação ambiental, realizaram a soltura de alevinos no Rio Paraíba do Sul e puderam plantar mudas no pátio da unidade escolar.


A ação contou com o incentivo da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e da vereadora Emanuela Teixeira. Os peixes foram doados pela Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, através da reprodução artificial de alevinos feita no município. As espécies de árvores da mata atlântica foram doadas pelo Horto Municipal de Cantagalo.

Essa prática amplia atitudes que atrela o educando com a comunidade, desenvolve valores e costumes que promovem transformação nos aspectos naturais e sociais para a conservação do meio ambiente, necessário à qualidade de vida e à sua sustentabilidade. Busca despertar a inquietação individual e coletiva, colaborando para o desenvolvimento de uma consciência crítica frente às questões ambientais com mudanças culturais e transformação social, ética e política.


A ação teve início às 11 horas, com uma bela palestra promovida pelo presidente da Colônia de Pescadores Z-21,  o senhor Cirlei, que apresentou os trabalhos desenvolvidos em prol do meio ambiente e ensinou aos alunos práticas de preservação. Logo após, os estudantes seguiram em direção a beira rio e realizaram a soltura de mil peixes no Paraíba do Sul. Em seguida, as crianças puderam fazer o plantio simbólico de espécies da Mata Atlântica no próprio pátio da escola. 

“Fico feliz pelo incentivo dos professores e do diretor Alan, além do interesse dos alunos em cuidar do meio ambiente e do nosso Rio Paraíba do Sul, tão importante para a comunidade local. Eles plantaram também algumas árvores no pátio da escola e vão cuidar dessas espécies e acompanhar o seu crescimento. Agradeço a Colônia de Pescadores de São Fidélis pela parceria e cuidado com as causas ambientais”, disse a vereadora Emanuela Teixeira Silva.
Veja também
error: Content is protected !!