Unidade do Instituto Federal Fluminense de Cordeiro pode fechar

O anúncio do corte de verbas do governo para as universidades levou muitas instituições a darem alertas de possíveis fechamentos de cursos e campi. Uma delas é o IFF de Cordeiro, na Região Serrana, que é uma unidade descentralizada do campus de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense.

Na contramão de privilegiar a educação básica, o corte promovido pelo governo federal vai atingir uma maioria de jovens até 19 anos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Segundo o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, a dimensão do bloqueio, que representa 37% da verba, não tem precedentes e pode inviabilizar o cumprimento dos contratos até outubro deste ano.

No bojo do corte de 30% anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) nos gastos discricionários de todas as universidades e institutos federais, o IFF anuncia que teve R$ 18 milhões do orçamento de custeio comprometidos. As despesas discricionárias, ou não obrigatórias, são necessárias para manutenção dos prédios e pagamento de contas básicas como de água e luz. 

O corte também implica no custeio de insumos para laboratórios fundamentais no ensino tecnológico, bolsas de pesquisa e extensão, capacitação de servidores, viagens técnicas dos estudantes, participação em eventos acadêmicos, além de contratos de serviços terceirizados. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.