Lente Natural: Frango d’água (Gallinula galeata)

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:  Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae (Rafinesque, 1815)
Espécie: Gallinula galeata (Lichtenstein, 1818)
Nome em Inglês: Common Gallinule
Estado de Conservação: Pouco Preocupante

Hoje falaremos sobre uma ave aquática muito interessante, uma das mais comum das Américas: o frango d’água, que, como o nome diz, se assemelha a um frango.

Seu corpo é acinzentado, parecendo negro ao longe, com a borda da asa branca. Sore a cauda, as penas são brancas. Na região da cabeça possui um escudo vermelho, e pele nua avermelhada indo até o bico amarelo, do qual só aparecem a ponta. Uma ave curiosa que, apesar de ser aquática como patos, não possui um pé próprio para nadar, e sim pernas e pés assemelhando-se a de galináceos. O que não a atrapalha em nada, já que é uma excelente nadadora. 

Apesar de parecer desastrada para fugir andando sobre a água com a ajuda da asa, é uma boa voadora, sendo capaz de se dispersar voando para açudes e lagos onde não existia.


Seus habitats são lagos, açudes e regiões pantanosas, com vegetação aquática. O interessante é que não é comum no Pantanal, apesar do ambiente lhe ser propício para ocorrência. Costuma ocorrer do Canadá ao Chile, e  em praticamente todo o Brasil. Vale ressaltar, que os bandos das regiões ao norte, migram para o sul, no inverno dos países dessas regiões.

Para quem pretende avistá-la, deve procurar locais com abundância de água, pântanos. Costuma ficar em locais com grande ocorrência de peixes, apesar de sua alimentação ser vegetal, e ocasionalmente, invertebrados. 

Como ave aquática, vale lembrar o quão importante é a preservação de nascentes e mananciais, para que seu habitat permaneça sempre em equilíbrio e saudável, para que sua espécie se desenvolva. 

Acesse também o meu Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.