Saúde em São Fidélis disponibiliza vasectomia pelo SUS

No último dia 17 de abril foi concluído o primeiro processo de vasectomia para cinco pacientes no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, custeado pelo Sistema Único de Saúde. O processo começou em fevereiro deste ano, quando começaram as inscrições  para a cirurgia.

No último dia 17 de abril foi concluído o primeiro processo de vasectomia para cinco pacientes no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, custeado pelo Sistema Único de Saúde. O processo começou em fevereiro deste ano, quando começaram as inscrições  para a cirurgia. 

Os pacientes tiveram que passar por uma equipe multidisciplinar (enfermeiro, psicólogo e urologista), antes do procedimento. Cerca de 70 homens se inscreveram, e as inscrições continuam abertas na Secretaria de Saúde, Setor de Regulação.

O que é vasectomia?

Trata-se de uma cirurgia simples que interrompe a passagem dos espermatozoides do saco escrotal para o líquido ejaculado. Após anestesia local, é feita um pequeno corte no saco para localizar os canais por onde passa o sêmen com os espermatozoides. Esses canais são cortados e depois amarrados. Por fim, o médico fecha o pequeno corte.

O procedimento costuma ser rápido, pouco invasivo e pode ser realizado até em ambulatório, sem necessidade de centro cirúrgico. Em menos de 30 minutos, o homem está liberado e pode ir para casa tranquilamente.

3 comentários em “Saúde em São Fidélis disponibiliza vasectomia pelo SUS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.