Cidade do Sul Fluminense emite alerta para risco de rompimento de barragem

O risco de possível rompimento da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, que pertence à Vale e fica no município de Rio Preto (MG), fez a Defesa Civil do município de Rio das Flores, no Centro-Sul Fluminense, emitir neste sábado um alerta à população.  De acordo com informações da prefeitura local, o Rio Preto está com nível elevado, chegando até seis metros acima do normal, o que preocupa as autoridades. Trinta moradores do povoado de Conceição de Monte Alegre, no distrito de Santa Bárbara de Monte Verde, na divisa com Rio das Flores, abandonaram suas casas ao longo do dia, procurando abrigos e residências de parentes.

Uma equipe da Defesa Civil e Secretaria de Obras está desde cedo no distrito de Manuel Duarte, orientando a população das comunidades da região a como procederam, caso seja preciso a evacuação imediata da área. Nota do governo municipal informou que várias outras secretarias também estão de prontidão, especialmente a de Saúde. Orgãos como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, também estão mobilizados.

A Vale ressaltou, também em nota, que acionou o nível 2 do Plano de Emergência da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello. O  motivo, conforme a empresa, é a elevação do reservatório da hidrelétrica, causado pelas chuvas intensas que caem na região nos últimos dias.

De acordo com a empresa, desde novembro a barragem passa por obras visando o aumento da segurança e foi estabelecido um gatilho para o acionamento do plano de realocação de pessoas para fora da Zona de Autossalvamento (ZAS) relacionado ao nível de água do reservatório. A PCH está na lista de fiscalização imediata divulgada pela Agência Nacional de Águas (ANA).