Secretários de Pádua e autoridades ambientais realizam vistoria na UHE Barra do Braúna

   

Uma comitiva saiu de Santo Antônio de Pádua na manhã do dia 29/01, com destino a Recreio/MG, onde foi realizada uma vistoria técnica na UHE Barra do Braúna. Foi vistoriada a parte estrutural e também a qualidade da água, além de uma importante conversa sobre a segurança da barragem e o Plano de Atendimento a Emergência.

Além disso, a comitiva conheceu toda a estrutura técnica da Represa e os projetos desenvolvidos, entre eles o COOPE TEC – UFRJ, responsável pelo controle de macrófitas e os trabalhos da Associação de Pescadores de Itaperuçú na transposição para o reservatório de peixes nativos em rota de migração e cadastro dos peixes neste período do defeso.

Também foi alinhado com a empresa o apoio para a elaboração do Plano de Atendimento de Emergência do Município de Santo Antônio de Pádua – RJ, bem como futuros projetos na área sócio/ambiental para o Rio Pomba.

Sobre a tragédia de Brumadinho, a UHE Barra do Braúna é uma represa para geração de energia, e não barragem de rejeitos. “Informamos a população que até o momento não existe nenhum problema que venha afetar a estrutura da represa. Estamos acompanhando e em pleno contato com as autoridades competentes e os responsáveis pelo empreendimento”, disse Otony Francisco de Faria Jr. (Zuza).

Estiveram presentes na vistoria os Secretários Otony Francisco de Faria Jr (Defesa Civil) e Arcênio Jubim (Meio Ambiente), acompanhados de seus respectivos Subsecretários, o Major Bombeiro Militar Tostes e Subtenente Daniel (REDEC), Dr. Rene Justen e Betiza Moraes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Tarcísio Ferreira e Lucas de Almeida do Serviços Autônomos de Águas e Esgotos (SAAE), GCM Pinheiro, Subcomandante da Guarda Civil Municipal e o GCM Ribeiro, Coordenador do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal.