Prefeito de São Fidélis divulga projeto de revitalização do Horto Municipal

O prefeito de São Fidélis, Amarido Henrique, divulgou o projeto de revitalização do Horto Municipal no dia 19 de fevereiro, juntamente com os representantes das pastas da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e com a Procuradoria do município. 

Além dos representantes do governo – fizeram parte também a servidora de carreira do município que também fez parte da elaboração do projeto – Nelzimar Lacerda e o engenheiro ambiental e sanitarista – Namir Júnior que, desde o final do ano passado – participa de forma voluntária em ajudar na construção do projeto junto com a equipe do governo.

O projeto é um marco histórico no que se pretende o governo municipal tornar o Horto Municipal numa área de lazer totalmente revitalizada, de modo a ser uma vitrine e um dos cartões postais no município, assim como determinou a todos os envolvidos nos setores responsáveis para que iniciem o mais rápido possível todos os trâmites necessários para a execução do mesmo.

Jamais nenhuma administração anterior recebeu de forma voluntária um projeto técnico e totalmente sustentável para o horto que, por duas décadas e meia – encontra-se em estado degradado e abandonado. Em 2015, por inciativa popular foi realizada uma ação de denúncia na qual provou que o governo passado fez o local de sucata de maquinários velhos e parados, bem como despejou meia tonelada de restos de entulhos das obras paradas dentro do horto.

Mas tão logo a denúncia fundamentada e comprovada por meio de imagens nas redes sociais e entregue na tutela coletiva em Campos dos Goytacazes – acolhida pelo promotor Dr. Marcelo Lessa, a gestão anterior foi notificada e teve que retirar todo o entulho lá despejado.

Dessa forma, a população continuou cobrando e monitorando o horto que também chegou a ser autorizado pela Câmara em 2017, para que fosse uma parte da sua área posta à venda, mas, em face de uma manifestação popular que causou repúdio na opinião pública por conta da ideia da venda fez com que o governo voltasse atrás, e, assim sendo, não há mais nenhuma intenção do prefeito Amarildo em vender parte da área do referido local que, por sua vez, segundo informações – sabe-se que essa ideia, à época, jamais partiu do prefeito.

E agora o prefeito Amarildo, juntamente com colaboradores e demais integrantes do governo – mobilizam-se para deixar um legado para a história do horto que será um presente para o meio ambiente local, assim como para a população com a revitalização que será brevemente realizada e contará com o apoio da iniciativa privada num só lema de reconstrução e união pelo Horto Municipal de São Fidélis.

Veja também: