Jovens madalenenses e trajanenses protetores dos parques são homenageados

Na tarde do último 20 de fevereiro, aconteceu em Santa Maria Madalena  a entrega de certificados aos alunos participantes do Projeto Protetores dos Parques,na grande área Estadual do Desengano, precisamente no Horto Florestal Santos Lima, onde o importante evento foi realizado pelo Instituto OndAzul, sob o patrocínio do Inea e Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), e contou com o apoio das prefeituras de Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes.

Jovens trajanenses e madalenenses receberam seus certificados de conclusão do curso, em cerimônia que contou com a presença do Prefeito de Santa Maria Madalena, Beto Verbicário, da primeira dama do município, Jeisa da Silva Crescencio Verbicário, do secretário de Educação, Esporte e Cultura, Marcelo Lima, do Chefe de Gabinete, Nestor Lopes, além de outras autoridades.

Neste mês de fevereiro está acontecendo a formatura dos 160 alunos capacitados pelo Projeto Protetores dos Parques, que vem sendo desenvolvido há nove meses nas cidades de Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, São João da Barra e Teresópolis, no interior do Estado.

Os jovens participaram das oficinas Ecomoda, que ensina a reaproveitar retalhos, tecidos usados e outros resíduos para produzir roupas e acessórios; e o Funk Verde onde eles aprenderam a produzir instrumentos musicais a partir da reutilização de resíduos. Um desfile de moda sustentável com as peças produzidas pelos alunos foi o destaque da cerimônia de formatura.

No curso de Gestão Ambiental foi elaborado um plano de ação com intervenções que melhoraram a região onde estes estudantes vivem. Os alunos revitalizaram as praças de seus bairros em Barcelos, Atafona e Açu e instalaram placas e lixeiras para sensibilizar a comunidade local sobre a importância da destinação correta dos resíduos

O prefeito Beto Verbicário que participa e apoia os jovens da sua cidade estava muito feliz com o momento que qualificava com certificados os jovens Protetores dos Parques, onde em seu discurso disse que estava tranquilo por ver que no futuro, os que estavam ali tinham a consciência  e discernimento do dever da preservação da natureza.

Os jovens presentes foram  homenageados  pelas autoridades e seus familiares e agora mais ações acontecerão para que toda a região possa ficar protegida na área ambiental .

Sobre o Projeto Protetores dos Parques:

Executado pelo Instituto Ondazul sob a iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Inea, o Projeto Protetores dos Parques teve como objetivo capacitar jovens entre 15 e 29 anos, moradores de comunidades situadas nas zonas de amortecimento dos Parques Estaduais da Lagoa do Açu, no Norte Fluminense; dos Três Picos, na Região Serrana do Rio; e do Desengano, também no Norte do Estado.

A iniciativa visou ainda estimular o desenvolvimento e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a necessidade de conservação dessas três unidades de conservação contempladas pela iniciativa.

As aulas aconteceram nos núcleos do projeto situados nas cidades de São João da Barra, Santa Maria Madalena, Trajano de Morais e Teresópolis. Ao final do curso, esses jovens apresentarão um plano de ação de intervenção ambiental local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.