Novo modelo do transporte público de Campos será discutido em audiências públicas - Serra News | RJ

Notícias

8 de out de 2018

Novo modelo do transporte público de Campos será discutido em audiências públicas

Fonte: Bruna Carvalho/Inter TV
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, inicia nesta terça-feira (9/10) uma série de audiências públicas em distritos e localidades para discutir a implantação do novo modelo de transporte público no município.

O assunto já foi debatido em audiência na Câmara de Vereadores em julho. Na oportunidade, o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, esclareceu que a proposta da reformulação do sistema é integrar o transporte alimentador, representado pelas vans e micro-ônibus, ao dos ônibus, acabando com a sobreposição de linhas que ocorre atualmente.

De acordo com o IMTT, as vans e micro-ônibus farão o serviço alimentador em todas as áreas distritais do município, levando até terminais próximos à área urbana, onde os ônibus pegarão os passageiros para o trajeto, sem custo adicional para o usuário.

Segundo o órgão, a proposta é conciliar economia com eficiência, considerando as características do município. A população também pode participar pela internet enviando sugestões e esclarecendo dúvidas.

O IMTT informou também que o custo do transporte por quilômetro no caso dos ônibus é duas vezes maior que o das vans e micro-ônibus, razão pela qual em distâncias maiores, com menos passageiros a serem transportados, o ideal é que o serviço seja realizado por veículos menores.

Aproximadamente 360 mil pessoas estão concentradas na área central de Campos, que representa apenas 1,5% da área do município. Com a reformulação, essa área será coberta por ônibus, reduzindo o número de veículos que rodam pela área central, melhorando a mobilidade.

No projeto, através do sistema tronco-alimentador, haverá seis terminais de integração: Bela Vista, Cepop, Dical, BR-356, RJ-158 e Shopping Estrada.

Datas, horários e locais das audiências públicas:

09/10 – E.M. Eloy Ornelas, em Vila Nova, às 19h
15/10 – Associação de Moradores de Santo Eduardo, às 19h
16/10 – Escola Professor Paulo Freire, em Dores de Macabu, às 19h
17/10 – E.M. de Farol de São Thomé, às 19h
19/10 – Creche Atauba Carvalho de Brito, em Sapucaia, às 16h30
19/10 – E.M. João Goulart, em Venda Nova, às 19h30
20/10 – Escola Municipal do Imbé, às 10h
20/10 – E.M. Getúlio Vargas, em Tocos, às 14h
20/10 – E.M. Albertina Azeredo Venâncio, em Travessão, às 17h