Igreja em Nova Friburgo é pichada com símbolos nazistas - Serra News | RJ

Notícias

14 de out de 2018

Igreja em Nova Friburgo é pichada com símbolos nazistas

Capela de São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, pichada com suásticas

A tradicional Igreja de São Pedro da Serra, localizada em Nova Friburgo, na Região Serrana, apareceu pichada na manhã deste domingo (14/10) com suásticas em sua fachada. A capela de São Pedro, padroeiro da localidade, é o mais antigo templo católico do município, tendo sido construída por volta de 1850 e inaugurada em 22 de janeiro de 1865. A Polícia Civil fez uma perícia no local e vai investigar o caso.


O Nazismo foi uma política de ditadura que governou a Alemanha entre 1933 e 1945, período que também ficou conhecido como Terceiro Reich, liderado por Adolf Hitler.

A ideologia política do nazismo surgiu após a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), com a Alemanha destruída economicamente e humilhada por ter perdido a guerra. Neste cenário, surge um sentimento de revolta entre os alemães, que culpavam o governo pela situação do país e exigiam mudanças drásticas.

Em 1919 surgiu o Partido Nazi, abreviação de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que começava a disseminar ideais antissemitas entre a sociedade alemã.

O Partido Nazi alegava que a culpa de todos os problemas da crise que enfrentava a Alemanha eram dos imigrantes judeus, dos comunistas e dos liberais, que causavam a desordem e "roubavam" as oportunidades dos "alemães puros", que segundo os nazistas pertenciam a uma "raça superior"; uma raça ariana

No Brasil, fazer apologia do nazismo ou o uso da suástica para fins nazistas é crime, de acordo com a lei n.º 7.716/89 (com alterações da lei n.º 9.459/95), em seu artigo 20: § 1.º – Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo a pena é multa e dois a cinco anos de prisão.