Eleições 2018: Coisas que você precisa saber antes de votar - Serra News | RJ

Notícias

5 de out de 2018

Eleições 2018: Coisas que você precisa saber antes de votar


Pouco mais de 147 milhões de brasileiros votam neste domingo (7) para presidente, governador, senadores e deputados federal e estadual. Os eleitores vão decidir quem vai ocupar os 1654 cargos existentes nos poderes Executivo e Legislativo entre os mais de 28 mil candidatos em todo o país.

A seção eleitoral estará aberta entre 8h e 17h (horário local). Após esse prazo, quem estiver na fila ainda poderá votar. Você só precisa levar um documento com foto e o título de eleitor. Como o voto é sigiloso, ninguém deve estar acompanhado na hora de votar. A única exceção é para quem é portador de deficiência ou tem mobilidade reduzida. 

Vale lembrar que a lei eleitoral veda o uso de equipamentos eletrônicos, como o smartphone, na hora de votar. Então, nada de selfies! Você pode manifestar suas preferências político-partidárias com bandeiras, adesivos, broches e dísticos, de maneira silenciosa ou individual. 

É bom deixar claro que o eleitor não poderá votar duas vezes no mesmo senador. Se você tentar fazer isso na urna eletrônica, o seu segundo voto será anulado. O voto só é facultativo para analfabeto, jovens entre 16 e 18 anos e idosos que já fizeram mais de 70 anos. 

Como faço para denunciar irregularidades nas campanhas? Você pode utilizar o app Pardal, da justiça eleitoral, disponível em Android e iOS. Ele permite registrar denúncias contra partido e coligação, através do envio de indícios de práticas indevidas ou ilegais. 

O SERRA NEWS RJ DESEJA BOA VOTAÇÃO À TODOS!