Petrópolis vai passar por reorganização geográfica e população pode participar - Serra News | RJ

Notícias

20 de set de 2018

Petrópolis vai passar por reorganização geográfica e população pode participar

Foto: Divulgação/Ascom
O município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, terá uma nova divisão oficial dos bairros e os moradores dos cinco distritos podem contribuir com informações através da consulta pública aberta na internet. De acordo com a prefeitura, a reorganização é importante para o planejamento de ações.

A intenção é manter os contornos imaginários estabelecidos ao longo do tempo pelos moradores dos 101 bairros que já existem informalmente. Muitos chamam o Atílio Marotti, por exemplo, de bairro, quando na verdade é apenas uma rua dentro do bairro Quarteirão Brasileiro.

Para ajustar os respectivos perímetros de cada bairro serão considerados os aspectos naturais, como rios, e aspectos urbanísticos, como vias, pontes e acessos.

O coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo, destaca que a denominação e delimitação dos bairros definirá uma melhor configuração geográfica do município, o que permitirá que o gestor entenda as características próprias de cada localidade, podendo planejar melhor as ações.

Segundo o município, a medida ajudará a otimizar a implementação de políticas, como a instalação de unidades de saúde, escolas e equipamentos urbanos. A ideia é melhorar as ações do município no que diz respeito à infraestrutura de cada região e planejar o desenvolvimento da cidade para os próximos anos.

Consulta pública pela internet

Na internet, o morador tem acesso a um mapa digital com a delimitação dos bairros de Petrópolis. O interessado encontrará ainda a resolução que institui a consulta pública para o abairramento, a metodologia da pesquisa e o formulário de consulta pública.

Para participar da consulta, o morador deve se identificar e informar o bairro em que mora.

"Com isso o morador tem acesso ao formulário e contribui com informações sobre a localidade em que vive. Todas as contribuições serão analisadas pelo Departamento de Planejamento Urbano da Coordenadoria", considera Rizzo.

A delimitação de bairros está entre as leis complementares que devem orientar o Plano Diretor de Petrópolis - Lei 7.167/2014. O Plano Diretor apresenta as orientações para o planejamento e crescimento do município, levando em conta características da cidade, como geografia, natureza e patrimônio histórico.