Escola Maria Belliene D'olival comemora Dia da Árvore no Horto Municipal de Cantagalo - Serra News | RJ

Notícias

20 de set de 2018

Escola Maria Belliene D'olival comemora Dia da Árvore no Horto Municipal de Cantagalo


O Horto Municipal José Maria Huguenin recebeu com muita alegria, na tarde desta quinta-feira (20/09), alunos da 2ª série e as professoras Kassandra e Nícia da Escola Municipal Maria Belliene D'olival, localizada no bairro Santo Antônio, em Cantagalo. As crianças plantaram simbolicamente trinta árvores nativas ao longo da trilha ecológica e, se sentiram à vontade, já que a trilha do horto é perfeita para apreciar e aprender mais sobre a natureza.

O percurso foi guiado pela Guarda Ambiental e pelo comissionado-gestor Iago Guimarães, que ao longo do trajeto explicou sobre a importância das árvores para o planeta e também para as espécies da fauna brasileira, que necessitam delas para sobreviver.  As crianças puderam tirar suas dúvidas e admirar o lugar durante a caminhada ecológica, e já no barracão do horto, brincar muito num espaço que é propício para a prática da educação ambiental.


Esta é a segunda vez - na atual gestão do prefeito Guga de Paula - que alunos visitam o Horto Municipal de Cantagalo. No dia 05 de junho, que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente,  alunos do 2º e 3º ano do Colégio Euclides da Cunha realizaram uma caminhada ecológica no local e puderam apreciar um pouco do bioma e do trabalho ecológico que vem carinhosamente sendo desenvolvido no espaço.


DIA NACIONAL DA ÁRVORE

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional. Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera, que começa no dia 23 de setembro. 

As árvores são plantas que variam entre médio e grande porte que, normalmente, apresentam um único tronco e ramos que formam uma copa. Quando se observa a paisagem, espécies com esse hábito são dominantes, além de serem as que possuem maior tempo de vida. No Horto Municipal José Maria Huguenin, você pode encontrar várias espécies da Mata Atlântica, como exemplos o Angio-vermelho, Canjerana, Saboneteira, Embaúba, entre outras.


Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese, vegetais e algumas bactérias são capazes de transformar a energia luminosa em química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Durante esse processo, oxigênio é liberado para o meio.

Além da fotossíntese, as árvores exercem diversos outros papéis ecológicos, como a proteção de mananciais e a recuperação de áreas degradadas. As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecerem alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, incluindo o homem.

As árvores também ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e fornecem sombra para os nossos momentos de descanso e de outros animais. São também responsáveis por um toque de beleza nas paisagens naturais e até mesmo no interior das cidades.

Sem as plantas arbóreas, teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor, além de perdemos os nossos locais de sombra. Também enfrentaríamos a erosão do solo e a diminuição de outras espécies de plantas e animais que dependem diretamente das árvores. Além disso, teríamos impactos econômicos, uma vez que as árvores são utilizadas em diferentes indústrias, como a do papel. 

Assim sendo, o Horto Municipal de Cantagalo vem preservando um fragmento de mata fundamental para todos os cantagalenses. É primordial que as árvores sejam preservadas e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental sejam incentivadas. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é essencial que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta tão bonito quanto temos hoje.