Defesa Civil de Cantagalo investe na manutenção de pluviômetros - Serra News | RJ

Notícias

22 de set de 2018

Defesa Civil de Cantagalo investe na manutenção de pluviômetros


A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo, realizou no mês de agosto a manutenção dos pluviômetros que registram a quantidade de chuva no município. Atualmente, existem sete equipamentos do tipo manual em funcionamento em todo o município, e ainda mais cinco equipamentos digitais, localizados em todos os distritos com a transmissão de dados via satélite.

A Secretaria também adquiriu uma Estação Meteorológica Digital, visando a otimização e a modernização da coleta de dados, bem como aprimorar a utilização dos dados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima. 

Uma estação meteorológica é um conjunto de instrumentos ou sensores que recolhem dados para análise do tempo meteorológico. Esses instrumentos/sensores são capazes de registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar, chuva, pressão atmosférica entre outras variáveis.

A medição é realizada diariamente e os dados são todos repassados a Defesa Civil, que mantem um banco de dados de todas as informações coletadas. Os dados recebidos são analisados e servem também como base para a emissão de avisos de alerta e alarme para as comunidades em áreas de risco, com elevados índices pluviométricos.