Além Paraíba (MG) começa as intervenções para valorização do patrimônio ferroviário

Foto: Reprodução/ Jornal Gazeta
A Arquiteta Débora Fouraux, uma das mais brilhantes profissionais de Além Paraíba (MG) e que cuida dos projetos da Prefeitura Municipal, esteve supervisionando pessoalmente a demolição de um trecho de cerca de seis metros do muro da Praça Prefeito Elias Fadel Sahione. Com a demolição, a grandeza do espaço que ficava atrás da muralha já pode ser visualizada com todo o seu patrimônio ferroviário.

A demolição foi uma das primeiras intervenções para as futuras ações de valorização do conjunto ferroviário que já passa por reformas. O Diretor do Museu de História, professor André Borges conseguiu a posse dos torreões assim como das torres e plataforma da antiga estação de Porto Novo. As torres frontais já estão sendo recuperadas. O galpão da frente já abriga o Museu e o Cinema. 

Borges já está na fase de captação de recursos para que finalmente depois de promessas e promessas de tantos, os torrões e o entorno sejam recuperados. O professor tem total apoio da Prefeitura e o prefeito Miguelzinho foi convencido pela arquiteta Débora Fouraux da necessidade da abertura do espaço para que todo o conjunto fosse melhor visualizado. 

Na linha férrea existente no local passarão a locomotiva 51 e possivelmente o trem Rio x Minas. As pessoas que passaram pelo local elogiaram a derrubada da pequena parte do muro afirmando que o local ficou mais aberto. Segundo Débora, as intervenções quando concluídas darão ao centro de Além Paraíba um novo e belo visual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.