Ministério do Turismo anuncia a inauguração do trem Rio x Minas

O Ministério do Turismo anunciou a inauguração do trem turístico Rio X Minas para o segundo semestre de 2018. O trajeto promete conectar oito cidades dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Percorrendo um total de 160km nos dois sentidos da ferrovia, o itinerário contempla Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador (MG) Sapucaia e Três Rios (Rio de Janeiro). 

“A previsão é que essa iniciativa contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de manter preservado o patrimônio histórico”, comenta Paulo Henrique Nascimento, que está à frente do projeto, e considera o trem RioxMinas inovador para a atividade turística.

Os trens poderão transportar até 850 passageiros, por dia de funcionamento, nos dois sentidos da ferrovia. As composições partirão simultaneamente de Cataguases (MG) e Três Rios (RJ). Os turistas poderão fazer o trajeto completo de ida e volta ou retornar para a origem trocando de trem na metade do caminho.

Com objetivo de estimular o turismo natural e histórico nestes municípios, os passeios ocorrerão aos sábados, domingos e feriados. Informações sobre preços e compra de ingressos ainda não foram liberadas. 

POR IAGO GUIMARÃES

Veja também: