Piscicultores de Cantagalo e Cordeiro participam de seminário em Itaperuna

Uma caravana com 14 piscicultores da Região Serrana do Rio de Janeiro estará presente no Seminário Estadual de Aquicultura Interior 2016, que acontece desta quarta-feira (09) até sexta-feira (11) em Raposo, distrito de Itaperuna, no Norte Fluminense. Produtores de Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cantagalo, Cordeiro  e Trajano de Moraes se juntam a representantes de outros municípios fluminenses, estudantes, técnicos e pesquisadores para trocar informações sobre o tema. O evento é organizado pelo SEBRAE e pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ).

Foto: Divulgação
O SEBRAE organizou caravanas para levar produtores de todo estado ao evento e a expectativa é de que haja pelo menos 150 participantes. As inscrições foram feitas antecipadamente, mas também poderão ser feitas no local do evento. Segundo a analista do SEBRAE em Nova Friburgo, Márcia Moreira, a piscicultura é uma atividade econômica com grande potencial de desenvolvimento no estado, mas esbarra na burocracia que dificulta a obtenção do licenciamento.

“Uma das questões que será amplamente discutida com os produtores fluminenses é como a obtenção do licenciamento pode ser adquirida de modo mais fácil a ponto de estimular que novos produtores surjam no mercado para promover o desenvolvimento deste segmento. Para tanto haverá a realização de mesas redondas que incluirão a participação direta dos produtores (principais interessados no assunto), pesquisadores e técnicos do Instituo Estadual do Ambiente (INEA)”, disse Márcia.

FONTE: G1

Veja também: