Chuva na Serra compromete o abastecimento de alimentos em todo o RJ

Reportagem: Inter TV
Cerca de 30 % da produção na área rural de Nova Friburgo, na Serra do Rio, pode ter sido perdida, após a forte chuva que atinge a região desde o sábado (12). A informação é da Secretaria de Agricultura do município e o impacto do transbordamento do Rio São Lourenço pode atingir diretamente o abastecimento de alimentos no estado. Segundo o secretário Selmo Santos, 70% do abastecimento estadual vem da Região Serrana e Nova Friburgo representa 25% desse total. 

“Eu acredito que 20% do abastecimento no Rio sejam comprometidos. Nossas lavouras estão sendo bem acometidas pela chuva e além da preocupação com as lavouras em si, a preocupação maior é com o escoamento da produção que está conseguindo colher.  Nosso cuidado agora é justamente manter as estradas em condições de uso para que sejam escoadas a produção. Mas se a chuva não passar, vai prejudicar mais ainda nossa lavoura”, afirmou Selmo.

O produtor rural de Salinas, Isaías Tardin, ainda não contabilizou o prejuízo, mas acredita que os 12 mil pés de tomate, plantados há menos de dois meses, serão todos os perdidos. Ele conta que a plantação de jiló e milho já está perdida, pois a lama invadiu todo o terreno. “Certeza aqui é de perda total. Vocês estão vendo aí, tudo cheio d’água”, lamentou Isaías.

Nesta segunda-feira (14), o nível do Rio São Lourenço ainda estava alto. Em alguns trechos de maior fluxo de água, a margem está sofrendo erosão. Apesar disso, áreas bem distante do rio, como uma plantação de brócolis a 200 metros da margem, também foram alagadas. E mesmo aparentando estarem saudáveis, os demais produtores rurais acreditam que não conseguir aproveitar nada. 

Veja também: