Cantagalo e Cordeiro entram em estado de alerta vermelho para chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia colocou às 8h30 deste domingo (13) todo o estado do Rio de Janeiro em Alerta Vermelho para chuvas intensas. Na noite de ontem, municípios das regiões Serrana, Norte e Noroeste sofreram com os temporais, o que provocaram alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra, quedas de árvores, entre outros transtornos à população. 

Rio Lavrinhas no bairro Parque das Árvores durante o temporal.

Em Cantagalo houve o transbordamento do Rio Lavrinhas no percurso do Trevo Triângulo e alguns deslizamentos. Já em Cordeiro, a água chegou a invadir algumas residências. Até terça-feira (12), a previsão é de mais chuva em todas as regiões do estado. O Alerta Vermelho é o quarto grau de perigo numa escala que vai de um a quatro. O Instituto prevê grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas e grandes estragos e prejuízos em geral. 


O INMET também recomenda os moradores de áreas de risco, que residem próximo de encostas ou de córregos, a colocaram em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos); desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; se observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais; se identificado rachaduras no terreno, coloque lona plástica para evitar que a água infiltre nas rachaduras.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Evite congestionar as linhas de emergência com pedidos de informação.

FONTE:FOLHA ITAOCARENSE

Veja também: